quarta-feira, 2 de outubro de 2019

VERDADE E PIEDADE NOS SANTOS - Capítulo 2


VERDADE E PIEDADE NOS SANTOS
Capítulo 2

Paulo passa a falar aos, por assim dizer, santos “comuns” na assembleia, que seriam aqueles sob os cuidados dos anciãos mencionados no capítulo 1. Vemos neste segundo capítulo que verdade e piedade são coisas que devem não apenas caracterizar os anciãos/presbíteros na assembleia, mas todos os santos – do mais velho ao mais novo. Visto que o Cristianismo não é apenas a verdade contida em nossa mente, mas algo que deve ser trabalhado na prática em todos os nossos relacionamentos na vida, Paulo passa a apresentar diante de Tito a conduta que deve ser esperada dos santos.
V. 1 – Ele diz: “fala o que convém à sã doutrina” Assim, existem certas “coisas” que “convém” (ou se ajustam adequadamente) à sã doutrina que Tito deveria enfatizar em seu ministério. Como mencionado, essas seriam coisas práticas que têm a ver com nossa caminhada e modos. O fim que Paulo tinha em vista era que os santos fossem marcados por boas obras (v. 14). A ordem aqui não é tanto para Tito ensinar publicamente essas coisas práticas na assembleia, embora certamente haja um lugar para isso, mas comunicar essas coisas aos santos em nível pessoal. Por isso, Paulo diz: “Tu, porém, fala..., o que implica um nível de comunicação interativo. Vemos a partir disso que o trabalho de Tito foi em grande parte de caráter pastoral. Uma grande parte do trabalho de um pastor éa) falar com os santos frente a frente. Isso mostra que o ministério público não é, por si só, suficiente para atender a todas as necessidades que surgem entre o povo de Deus. Muita instrução prática é melhor transmitida pessoalmente.
Neste capítulo, Paulo examina as várias classes de pessoas que compõem uma assembleia normal e dá a Tito um breve resumo do que se espera de cada uma delas quanto ao seu comportamento. Essas coisas são tão aplicáveis a nós em nossos dias como eram para aqueles naquele dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário