quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A Saudação


A Saudação

Vs. 1-3 – Paulo começa chamando a si mesmo de “prisioneiro de Cristo Jesus” (ARA). Ele não se vê como prisioneiro de Nero, o imperador romano, mas como prisioneiro do Senhor (Ef 3:1, 4:1). Ao declarar isso, ele estava se submetendo ao que o Senhor havia permitido que lhe acontecesse ao ser levado em cativeiro. Ele reconheceu o que o Senhor lhe havia feito por Sua providência divina e estava feliz por ser Seu prisioneiro, já que era essa a vontade de Deus. A Igreja foi a beneficiária disso, pois foi durante seu cativeiro que ele foi inspirado a escrever as chamadas “epístolas da prisão” (Efésios, Filipenses, Colossenses), nas quais é divulgada a verdade do Mistério de Cristo e a Igreja.
Ele inclui “Timóteo” na saudação porque, embora endereçada a um indivíduo, a carta também tem a assembleia em vista e, quando é assim, tudo deve ser feito pela boca de duas ou três testemunhas (2 Co 13:1). Não é dito que Timóteo era prisioneiro como Paulo e Epafras eram (v. 23), mas ele estava lá com Paulo ministrando a ele, e assim seu nome é incluído.
A carta é endereçada a “Filemom”, que era “cooperador” no evangelho, e sua esposa “Ápia”. “Arquipo” também é mencionado e parece ter sido parte da família de Filemom; portanto, alguns expositores sugerem que ele poderia ser filho deles. Mas não temos como ter certeza disso; A Escritura não diz que ele era. Tudo o que sabemos dele é que ele tinha um dom para ministrar a Palavra, ao que Paulo o encorajou a buscar com diligência (Cl 4:17).
V. 3 – “Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo”. Como regra, ao escrever para as assembleias, o apóstolo os cumprimenta com “graça” e “paz”, mas quando escreve para indivíduos, ele acrescenta uma terceira coisa: “misericórdia”. Isso ocorre porque quando uma pessoa não se beneficia do suprimento de graça e paz que Deus concede a Seus filhos, e falha no caminho da fé, há misericórdia para ela, e assim pode ser restaurada. No entanto, quando se trata de responsabilidade corporativa, onde o testemunho público da assembleia está em vista, se ela falhar, que foi o que a Igreja fez, não há misericórdia. Assim, não há menção na Escritura do testemunho público da Igreja sendo restaurado depois que falhou; ela será posta de lado no julgamento quando os verdadeiros crentes forem chamados para o céu na vinda do Senhor (Rm 11:17-24; Ap 3:16). Como a misericórdia não está incluída aqui no versículo 3, como geralmente ocorre quando se dirige a indivíduos, entendemos que a assembleia também está em vista nesta carta, pois deveria ter interesse em como os problemas interpessoais em seu meio são resolvidos. J. N. Darby disse: “O apóstolo, ao enviar Onésimo de volta, se dirige a toda a assembleia. É por essa razão que temos aqui “graça” e “paz”, sem a adição de “misericórdia”, como quando apenas os indivíduos são dirigidos pelos apóstolos” (Synopsis of the Books of the Bible, edição Loizeaux, vol. 5, pág. 260).
Filemom precisaria desse suprimento de “graça” e “paz” para receber Onésimo adequadamente e falar com ele com um espírito correto, para que tudo fosse tratado com honra. Paulo menciona essas coisas antes mesmo de explicar a Filemom o propósito de ter escrito a carta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário