quarta-feira, 2 de outubro de 2019

AS VELHAS (vs. 3-5)


AS VELHAS (vs. 3-5)

As irmãs mais velhas, “semelhantemente”, deveriam ter “comportamento como convém àquelas que dão testemunho das coisas sagradas” (JND). Como nos homens mais velhos, as irmãs mais velhas deveriam ser modelos em seu comportamento. Elas deveriam ter o controle de duas coisas em particular que certamente teriam um impacto negativo em seu testemunho e trabalho pessoal – suas línguas e seus apetites. Elas não deveriam ser “caluniadoras” e não deveriam ser “dadas a muito vinho”. Essas coisas podem muito bem ter caracterizado a vida delas quando não eram convertidas – sendo que os cretenses eram caracteristicamente mentirosos (a língua) e glutões preguiçosos (o apetite) – mas essas coisas não tinham lugar na vida delas como Cristãs. A indulgência própria[1] é inadequada para os Cristãos, e especialmente para as irmãs mais velhas; deveria ser substituída por serem “mestras do que é correto” (JND).
Tendo abordado o caráter que deve marcar as mulheres idosas no versículo 3, Paulo descreve o trabalho que elas devem fazer ao ensinar as irmãs mais novas nos versículos 4-5. Esse é em grande parte um “ministério ausente” na Igreja hoje.


[1] N. do T.: Facilidade para perdoar a si mesmo de suas falhas. Está relacionada com a clemência, tolerância e perdão próprios, pois todas essas qualidades derivam do ato de desculpar a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário