quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Conclusões


Conclusões

Vs. 12-15 – Paulo encerra a epístola com algumas breves diretrizes sobre o trabalho. Ele planejava enviar “Ártemas” ou “Tíquico” para aliviar Tito em Creta, para que Tito pudesse estar livre para encontrá-lo em “Nicópolis” (oeste da Grécia). Parece, a partir de 2 Timóteo 4:12, que Tíquico foi enviado a Éfeso, e não a Creta, o que significa que provavelmente foi Ártemas quem foi a Creta (v. 12).
V. 13 – Aparentemente, “Zenas, doutor da lei, e Apolo”, deveriam visitar a ilha. Paulo incentivou Tito a ajudá-los “com diligência” (KJV) em seu ministério. Zenas era um doutor da lei judeu que havia sido convertido. Ele seria de grande ajuda para Tito, refutando o elemento judaizante que estava incomodando os santos ali. Zenas era perfeitamente adequado para lidar com suas disputas sobre os detalhes da Lei. Pode ser a razão pela qual ele e Apolo foram para lá.
V. 14 – Paulo faz uma última exortação sobre a necessidade de boas obras. Ele diz: “E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos”. Paulo insistiu em “boas obras” muitas vezes nesta epístola; sua importância não pode ser minimizada – especialmente na situação que existia em Creta. Os cretenses, outrora preguiçosos, deveriam ser diligentes em mudar sua imagem pública na ilha realizando boas obras; isso ajudaria a reverter o testemunho negativo que eles tinham lá. Paulo acrescenta: “nas coisas necessárias”. Isso mostra que os Cristãos podem ser encontrados realizando algum trabalho ou serviço na vida secular que não é realmente necessário para a vida na Terra. Como regra, nosso emprego secular deve ser em algo que não seja de um caráter duvidoso e questionável.
V. 15 – Sua saudação final mostra a necessidade de um amor genuíno ser expresso entre os santos – especialmente quando eles enfrentam a fria perseguição do mundo, que está por toda parte. Todos nós precisamos desse tipo de encorajamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário