quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A Relevância Prática da Epístola em Nossos Dias


A Relevância Prática da Epístola em Nossos Dias

A aplicação prática dessa epístola é de grande importância hoje, pois há um número crescente de assembleias Cristãs que têm homens na posição de liderança que não têm, no coração, os melhores interesses pelo rebanho. Essas pessoas precisam ser removidas e substituídas por homens qualificados moral e espiritualmente para liderar as assembleias locais. A pergunta é: “Como isso deve ser feito, já que hoje não há na Terra apóstolos ou pessoas delegadas pelos apóstolos para designá-los?” A Escritura não indica que isso deva ser feito da maneira que as assembleias formadas nas linhas congregacionalistas o fazem – as pessoas votam em quem elas gostariam que liderasse a assembleia. Por mais bem-intencionado que isso possa ser, a democracia não é o caminho de Deus para o governo da Igreja. Tampouco a Escritura indica que isso deva ser feito como as denominações episcopais – com o chamado “bispo”, com autoridade sobre um grupo de assembleias em uma região, que dita as regras e sanciona tudo nessas assembleias. A hierarquia criada pelo homem também não é o caminho de Deus para o governo da Igreja.
A resposta está nas observações de Paulo a duas assembleias que não tinham anciãos ordenados – Corinto e Tessalônica. Em Corinto, a assembleia estava em um estado tão carnal que o apóstolo se absteve de ordenar quando esteve lá. Em Tessalônica, todos eles eram novos convertidos, tendo sido salvos apenas em questão de semanas (At 17:1-9) e, como tais, nenhum deles era maduro o suficiente para esse papel (1 Tm 3:6). Mas escrevendo para estas assembleias algum tempo depois, ele lhes deu um princípio pelo qual os santos podiam conhecer aqueles que eram os líderes genuínos e, assim, reconhecê-los como tais, mesmo que não tivessem sido oficialmente ordenados para esse cargo.
É importante entender que, independentemente de haver apóstolos (ou pessoas delegadas pelos apóstolos) disponíveis para designar anciãos oficialmente, Deus ainda está levantando homens pelo Espírito Santo para fazer esse trabalho em várias localidades (At 20:28). E, em dias de fraqueza e falhas, mesmo que esses homens possam não ter todas as qualificações morais para serem oficialmente designados para esse cargo, se pelo menos eles realmente cuidassem do rebanho (1 Co 16:15-16; 1 Ts 5:12-13), os santos deveriam seguir sua liderança. Tudo o que é necessário para os santos é que eles sejam encontrados em um estado de alma correto para reconhecer esses homens por quem eles são e, assim, os ter em grande estima e amor, por causa da sua obra (1 Ts 5:13) e ser submissos a eles (Hb 13:17 – ARA) e seguir os que nos “presidem” (1 Ts 5:12; 1 Tm 5:17). Quando isso é feito, a assembleia terá os homens adequados e o problema da liderança da assembleia será resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário