quarta-feira, 2 de outubro de 2019

OS JOVENS (vs. 6-8)


OS JOVENS (vs. 6-8)

Paulo passa a dar uma palavra aos rapazes. Ele diz: “Exorta semelhantemente os mancebos a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós”. Ao incluir Tito em seus comentários aos homens mais jovens, mostra que Tito também era um irmão mais novo – embora provavelmente não seja tão jovem quanto Timóteo. Tito deveria ensinar os rapazes por meio de exemplo, mostrando-se como um “exemplo”.
Os jovens deveriam ser “moderados”, o que tem a ver com o bom senso em todas as coisas – tanto espirituais quanto naturais.
Eles também deveriam mostrar “incorrupção” na doutrina. Ser sólido na doutrina requer diligência, acompanhando vários assuntos da Escritura com um estudo cuidadoso (1 Tm 4:6; 2 Tm 2:15).
Eles também deveriam ser marcados pela “gravidade”. A chocarrice[1] não teria lugar na vida deles se esperassem que os santos os levassem a sério.
Por fim, quanto ao seu discurso, eles deveriam falar em linguagem “sã”, para que aqueles que se opusessem à verdade não tivessem motivo para condená-los.


[1] N. do T.: “Chocarrices” (Ef 5:4) é a tradução da palavra grega “morologia” que significa divertir alguém com gracejos, expondo outros a desprezo – “o bobo da corte”. Efésios 5:4 também menciona “parvoíces” (“eutrapelia”) que significa brincadeiras vulgares e obscenas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário