quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A EPÍSTOLA DE PAULO A TITO - INTRODUÇÃO

A EPÍSTOLA DE PAULO A TITO

INTRODUÇÃO

Essa é uma das quatro epístolas “pastorais” (1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom) que o apóstolo Paulo escreveu sob inspiração divina. Elas são chamadas assim porque não são escritas para assembleias ou grupos de pessoas, mas para indivíduos, dando-lhes conselhos e instruções pessoais. (O apóstolo João também escreveu duas epístolas pastorais – 2 e 3 João).
Esta é a única epístola escrita para um gentio; também existem apenas dois livros na Bíblia escritos por um gentio (Lucas) – o Evangelho de Lucas e o livro de Atos. W. Kelly disse que, a julgar pelas evidências internas da epístola, parece ter sido escrita depois que Paulo escreveu sua primeira epístola a Timóteo, mas antes de escrever sua segunda epístola para ele (The Epistles of Paul, pág. 131). Assemelha-se a 1 Timóteo, pois ambas as epístolas lidam com a ordem na casa de Deus e se concentram muito na conduta que é adequada a essa ordem. A epístola a Tito não é, no entanto, uma repetição da primeira epístola a Timóteo. Juntamente com a necessidade de sã doutrina, a epístola a Tito insiste em “boas obras” que manifestam a realidade da fé de alguém. Boas obras são mencionadas em todos os capítulos (caps. 1:16, 2:7, 14, 3:1, 8, 14) e, portanto, essa epístola foi chamada de “A Epístola das Boas Obras”.
Não se sabe como o evangelho chegou a Creta. Pode ter sido pelos judeus de Creta que ouviram Pedro pregar em Jerusalém no dia de Pentecostes (At 2:11). Na época em que esta epístola foi redigida, havia várias assembleias Cristãs na ilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário