quarta-feira, 2 de outubro de 2019

AS JOVENS (vs. 4-5)


AS JOVENS (vs. 4-5)

Vale ressaltar que, quando Paulo segue em suas instruções para as irmãs mais novas, não diz a Tito que se dirija diretamente a elas, mas, pelo contrário, isso deveria ser feito por intermédio das irmãs anciãs. W. Kelly disse: “Podemos observar a maneira sábia e santa pela qual este [Tito] é instruído a advertir as moças, não diretamente, mas por meio das anciãs” (The Epistles of Paul to Titus and Filemom, pág. 52). Isso é instrutivo; ensina-nos que os irmãos não têm um ministério para com as irmãs em nível pessoal – especialmente as irmãs mais novas. Tito deveria ter cuidado para não causar uma impressão errada às pessoas do sexo oposto. Muitos equívocos e danos resultaram de irmãos que não deram ouvidos aos sábios conselhos de Paulo aqui.
O apóstolo toca em sete coisas nas quais as irmãs mais velhas deveriam instruir as irmãs mais novas:
A primeira foi que elas deveriam ser carinhosamente “apegadas aos seus maridos” (JND). Elas não deveriam ser independentes de seus maridos na tomada de decisões importantes.
Elas também deveriam ser afetuosamente “apegadas aos seus filhos” por estarem com eles e não os deixar passar sem supervisão.
Quanto ao seu caráter, elas deveriam ser “moderadas [discretas – JND] que significa ter discernimento nas coisas práticas da vida – por exemplo, lidar com dinheiro etc.
Elas também deveriam ser “castas” e, assim, evitar qualquer sugestão de impureza, vestindo roupas provocantes e se comportando de maneira imprópria.
Elas deveriam ser “boas donas de casa [diligentes no trabalho doméstico – JND]. Isso significa que os deveres domésticos não deveriam ser negligenciados. Um lar arrumado e organizado é um bom testemunho; reflete o Deus da ordem a Quem representamos. Essa exortação censura o caráter nacional de preguiça dos cretenses (v. 12).
Elas deveriam ser “boas”. Isso cobriria uma infinidade de atos de bondade.
Por fim, elas deveriam estar “sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”. Assim, elas deveriam reconhecer a liderança de seus maridos e estar sujeitas a eles (Ef 5:22-23). Elas deveriam “governar a casa” (1 Tm 5:14), mas não governar seus maridos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário