quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Ordenando Anciãos


Ordenando Anciãos

V. 5 – A primeira responsabilidade de Tito era estabelecer uma liderança forte em cada uma das assembleias em Creta, nomeando homens que tivessem peso moral para liderar os santos no caminho da justiça e que defenderiam a verdade quando confrontados com ataques. Paulo diz: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei”. Tito deveria fazer isso, não escolhendo amigos e partidários que ele favorecia, mas reconhecendo aqueles a quem Deus havia levantado pelo Espírito Santo e designar a esses (At 20:28). Assim, a escolha dos homens para liderar nessas assembleias não era de Tito, mas de Deus. Ele conheceria esses homens por suas qualificações morais (1 Tm 3:1-7; Tt 1:5-9) e pelo trabalho que eles estavam fazendo para se dedicar aos cuidados dos santos e ministrar para eles (1 Co 16:15-16; 1 Ts 5:12-13; 1 Tm 5:17).
Visto que havia uma forte oposição de um certo conteúdo judaizante entre os cretenses (cap. 1:10-11), esses homens precisavam ser colocados naquele cargo por nomeação oficial, para que não houvesse dúvida sobre a liderança deles na assembleia. Como mencionado na Introdução, isso é algo que não pode ser feito hoje simplesmente porque não há apóstolos ou delegados de um apóstolo na Terra para fazê-lo. Mas ainda podemos reconhecer aqueles que são moral e espiritualmente qualificados para liderar os santos e seguir sua orientação. Ao fazermos isso, a mesma coisa será realizada de forma não oficial.
Parece que Paulo foi chamado abruptamente de Creta e, ao sair, deixou trabalho por fazer. Ele não declara porque saiu, mas encarregou Tito de concluir esse trabalho em sua ausência. A delegação de Paulo a Tito não prova que exista algo como Sucessão Apostólica – outro erro católico romano. A tarefa dada a Tito pelo apóstolo Paulo foi para um determinado lugar e por um determinado tempo. Ele não tinha ordens de Paulo para levar essa autoridade a outro lugar ou transmiti-la a outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário