A Responsabilidade do Cristão em Relação aos Mestres
Falsos e Cismáticos
Vs. 9-11 – Paulo
sabia que afirmar a verdade, como havia ordenado que Tito fizesse, certamente
encontraria resistência dos mestres judaizantes que estavam lá em Creta (cap.
1:10). Antecipando isso, ele deu a Tito alguns conselhos simples, mas
importantes. Ele diz: “Mas não entres em questões loucas,
genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são cousas inúteis
e vãs”. Os mestres judaizantes amam discutir questões
religiosas relacionadas à Lei, mas Tito devia ter o cuidado de não se envolver
nessas discussões. Ele deveria evitar tudo o que era de natureza controversa em
seu ministério; isso apenas o estragaria.
Paulo supõe que poderia haver alguém que
iria ficar tão ocupado com estas questões inúteis que iria se tornar o líder de
um partido que se organizaria em torno dessa causa. Essa pessoa manifestaria um espírito divisivo e deveria ser evitada. Paulo
alertou os santos romanos sobre isso: “E rogo-vos, irmãos, que noteis os
que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes;
desviai-vos deles. Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus
Cristo, mas ao seu ventre: e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações
dos símplices [ingênuos – JND]” (Rm 16:17-18). Nota: não é “noteis os que seguem
em divisões”, mas aqueles que “promovem”
divisões. Isso significa que devemos distinguir entre os líderes e os liderados
quando um espírito de partido surge na assembleia. Se o líder do partido não se
julgar, suas agitações levarão a uma divisão externa na assembleia, onde ele e
seu partido se afastarão da comunhão dos santos e se reunirão em outros
lugares. Ao causar uma separação externa, o homem provará ser um “herege”,
que significa “um criador de uma seita”.
Muitos pensam que a heresia é sustentar
ou propor má doutrina, provavelmente porque a maioria dos hereges sustentam má
doutrina (2 Pe 2:1). Tornou-se convencionalmente aceito como tal na maioria dos
círculos religiosos. No entanto, heresia realmente se refere à divisão dos
santos. Sendo iludido, um herege acreditará que o que ele está fazendo é certo
e bom e para a glória do Senhor – mas é claramente uma obra da carne (Gl 5:20).
Uma “dissenção” é uma divisão interna entre os santos – uma partição
(“cismas” 1 Co 11:18 – KJV margem). Enquanto uma “heresia” é uma
divisão externa de santos que se separam e começam algo novo (“seitas” 1 Co 11:19 – KJV margem). Um cisma,
se não é julgado, se tornará uma seita. Paulo diz a Tito: “Ao homem herege,
depois de uma e outra admoestação, evita-o; Sabendo que esse tal está
pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado” (vs. 10-11). Paulo
não diz para a assembleia colocá-lo fora de comunhão, porque ele, por seu
próprio ato de levar seu partido a se separar da assembleia, já está fora. Se
Tito se deparasse com uma pessoa que liderou uma separação, ele deveria “adverti-lo”
uma e outra vez. Depois disso, ele deveria “evitá-lo”, porque ele está “pervertido”.
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